Através da Cáritas, a Arquidiocese de Arequipa (Peru), organizou uma campanha para recolher alimentos, remédios e roupa de frio para atender os atingidos pelo terremoto que aconteceu na última segunda-feira, 15, de 5.2 graus, e causou a morte de 4 pessoas e mais de 60 feridos na província de Caylloma.

Segundo o Instituto de Defesa Civil (INDECI), até o momento há 605 casas destruídas e 648 declaradas inabitáveis, atingindo no total 1.253 famílias. Além disso, foram afetados 4 colégios, 7 templos, um local público, estradas e canais de irrigação.

“Sabemos acerca dos danos estruturais que sofreram vários templos, mas já estaremos avaliando o tema da reconstrução, agora estamos priorizando a ajuda às pessoas do local que estão passando por várias desgraças”, informou Dom Javier del Rio, Arcebispo de Arequipa.

Nesse sentido, César Arriaga, secretário executivo da Cáritas Arequipa, informou que a ajuda recolhida será levada à província de Caylloma na sexta-feira, 19 de agosto. Esta ajuda contém 10 toneladas de alimentos, roupa de frio e remédios. Principalmente apoiará as populações de Llanque, Achoma e Ichupampa.

Do mesmo modo, os sacerdotes estão trabalhando também na atenção aos atingidos pelo sismo.

A respeito dos templos afetados, o Pe. Marcos Alarcón, responsável pelo Decanato 1, indicou que o edifício mais atingido foi a Igreja de Ichupampa, cujas torres e teto foram derrubados.

“O templo de Chivay foi atingido em suas duas torres assim como o de Canocota. Os templos de Lari, Madrigal e Tuti têm rachaduras na nave central, enquanto os templos de Achoma e Yanque, além das rachaduras, também sofretam danos nas torres”, informou.

O sacerdote assinalou que como estes templos são Patrimônio Cultural da Nação, o Ministério de Cultura deverá se pronunciar acerca dos trabalhos de reconstrução. 

Confira também: