O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira a renúncia de Dom Luigi Ferrando, Bispo da Diocese de Bragança do Pará, por limite de idade, em conformidade ao Can. 401.1 do Código de Direito Canônico. O Pontífice nomeou como seu sucessor Dom Jesus María Cizaurre Berdonces.

O novo Bispo de Bragança do Pará foi transferido da Diocese Cametá (PA). Natural de Valtierra, Arquidiocese de Pamplona y Tudela (Espanha), Dom Jesus Cizaurre nasceu em 6 de agosto de 1952.

Fez a profissão religiosa na Ordem dos Agostinianos Recoletos em 10 de setembro de 1972 e foi ordenado sacerdote em 26 de junho de 1976.

Foi missionário na Prelazia de Marajó, onde exerceu o cargo de vigário paroquial em Portal, pároco em Afuá, vigário em Salvaterra e superior da missão e reitor do Seminário de Soure.

Também foi vice-prior da Casa de Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo; prior, pároco e vigário episcopal em Belém (PA) e vigário provincial da Ordem dos Recoletos no Brasil.

Em 23 fevereiro de 2000 foi nomeado bispo da Prelazia de Cametá, tendo recebido a ordenação episcopal em 7 de maio do mesmo ano. Com a elevação da Prelazia a Diocese em 6 de fevereiro de 2013, foi nomeado o seu primeiro Bispo diocesano.

No Regional Norte 2 da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB), foi secretário, vice-presidente e presidente.