Centenas de pessoas se despediram do sacerdote chileno falecido, Pe. Francisco Rencoret Mujica, que recebeu um telefonema do Papa Francisco para encorajá-lo em sua luta contra o câncer e cuja Missa de exéquias aconteceu no domingo, 14 de agosto, na paróquia de São Vicente Ferrer, em Santiago.

Pe. Rencoret morreu aos 35 anos, na madrugada de sábado, 13 de agosto, depois de sofrer com um sarcoma com metástase pulmonar, doença que o obrigou a retornar ao Chile e deixar seus estudos de Direito Canônico na Universidade Gregoriana de Roma.

A homilia do funeral foi feita pelo Pe. Andrés Ferrada, formador do Seminário Pontifício, o qual destacou: “Deus é fiel ao seu amor incondicional, porque é Pai de misericórdia, porque Deus é ternura. Estas foram as últimas palavras que disse ao seu querido pai Gustavo, antes de passar aos braços de Deus Pai: ‘Não te esqueças papai, Deus é ternura’. E sua convicção brotava da fé que recebeu em sua família, na Igreja e que foi alimentando durante toda a vida”.

“Há anos o Senhor o fez ver que a motivação fundamental da sua vida e ministério sacerdotal era abraçar a cruz. Assim formulou em seu caderno de exercícios espirituais: ‘Corro para ti, oh Jesus, para abraçar-te na Cruz’. Durante estes meses, abraçou a cruz com coragem, deixando Deus ser Deus em sua vida, experimentando mais profundamente seu perdão e oferecendo-o a todos”, destacou o sacerdote.

Beatriz Rencoret, irmã do Pe. Francisco, disse algumas palavras em nome dos pais e irmãos do sacerdote falecido: “com Fran, há algumas semanas, falávamos sobre o céu, nos perguntávamos como seria”.

“Chegamos à ideia de que provavelmente seja o lugar privilegiado do amor, onde se ama sem amarras, sem limites e a todos profundamente. Hoje queremos agradecer a todos porque foram para Fran uma antessala para o céu, fazendo-o se sentir profundamente amado e recebendo de cada um de vocês um pedacinho do céu”, disse.

De Roma, o sacerdote Pe. Cristián Montes, um dos amigos de Francisco, também enviou uma saudação à família que foi lida na cerimônia: “Embora sinta uma grande pena e dor por sua partida, sinto-me com muita paz e esperança ao ver tanto bem que fez por tantos, ao ver o grande testemunho que deu à Igreja de Santiago, que necessita de testemunhos do Evangelho como Francisco”.

Ao finalizar a cerimônia, o Arcebispo de Santiago, Cardeal Ricardo Ezzati, disse: “Acompanhamos muito de perto o Pe. Francisco. Querodar testemunho de sua retidão de consciência e, sobretudo, de seus sentimentos de fé e de pastoral”.

“Sempre desejou que as pessoas pudessem encontrar a misericórdia do Senhor e que as pessoas também acompanhassem a sua experiência de vida na dor confiando totalmente na bondade e na misericórdia do Senhor”, acrescentou.

Após a Missa, o cortejo fúnebre se dirigiu ao cemitério ‘Parque del Recuerdo’, em Huechuraba, onde os restos mortais do sacerdote foram cremados.

Participaram da liturgia presidida pela Cardeal Ezzati familiares, amigos, centenas de sacerdotes e cerca de 200 paroquianos da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Maipú, onde Pe. Rencoret foi vigário paroquial.

O Purpurado presidiu a Missa de exéquias acompanhado por seus bispos auxiliares, Dom Galo Fernández, Dom Fernando Ramos e Dom Jorge Concha Cayuqueo; além do Arcebispo emérito de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errazuriz.

Confira também: