O Papa Francisco recebeu de presente uma camiseta do Clube de Atletismo Los Califas, gesto com o qual um grupo de corredores concluiu uma corrida, de revezamento e sem parar, de 2335 quilômetros; distância entre a cidade espanhola de Córdoba e Roma.

O Desafio Córdoba-Roma 2016 durou oito dias. Começou no dia 31 de julho na Praça do Triunfo de Córdoba e terminou na Praça do Coliseu em Roma.

Ao chegar ao Vaticano, o grupo participou da Audiência Geral na Sala Paulo VI. Embora tenham pensado em entregar pessoalmente a camiseta e outros presentes ao Papa, não puderam fazê-lo, mas um casal argentino que conheceram ali foi o intermediário. Ao saber do percurso e com a camiseta na mão, o Santo Padre os saudou efusivamente.

No percurso de regresso à Espanha, Antonio Bravo, organizador da atividade, conversou com o Grupo ACI e explicou que esse momento foi emocionante: “Havia uma fé bárbara, uma motivação no ambiente, algo no ar que ajudou o espírito deste desafio. Nós sentimos que o Papa acolheu o espírito de sacrifício, esforço e colaboração do projeto”.

A aventura aconteceu em pleno verão, com trechos de mais de 100 quilômetros. Participaram deste desafio aproximadamente 70 pessoas entre esportistas, corredores amadores e encarregados de logística. O participante mais novo tinha 14 anos e o mais velho 80.

Bravo explicou que a façanha foi inspirada na“Pax Romana” conhecida também como “Pax Augusta”, período de paz imposto pelo Império Romano aos povos conquistados.

Deste modo, os corredores percorreram pela rota milenar para “semear a ideologia de união, paz, cultura, religião e idioma”, expressou Bravo.

O Desafio Córdoba-Roma cruzou as cidades de Albacete, Castelló e Gerunda, na Espanha; Nimes e Nice, na França; e Gênova e Sena, na Itália, com extensas jornadas de oito horas para cada grupo com um total de 23 revezamentos sem parar.

Bravo explicou que, “embora haja uma meta proposta a cada corredor, há muito de trabalho em equipe. Aqui vivemos o companheirismo, a amizade e a superação onde cada um somava seus quilômetros para alcançar a grande meta”.

O Clube de Atletismo Los Califas fez seu primeiro desafio em 2013 e percorreu mil quilômetros de Córdoba a Santiago de Compostela em quatro dias, com a mesma modalidade e o mesmo entusiasmo que os levou a concluir seu segundo e propor o terceiro desafio.

Confira também: