Ao receber Georgi Parvanov, Presidente da República búlgaro que de visita Roma com ocasião da comemoração anual à tumba dos Santos Cirilo e Metódio, o Papa Bento XVI destacou a proximidade da Bulgária à a Santa Sé.

Depois de lembrar que a Bulgária se formou graças à ação evangelizadora de ambos os Santos, o Pontífice assinalou que o país "tem um dever particular com outros povos: ser uma das pontes entre o Oriente e Ocidente".

Referindo-se a seguir às boas relações entre a Santa Sé e Bulgária", o Papa disse: "Como não dar graças à Divina Providência por esta capacidade reencontrada de ter um diálogo amistoso e construtivo, depois da longa e difícil etapa do regime comunista?".

Ao final de seu discurso, Bento XVI agradeceu a esse país e a seus habitantes "a proximidade que mostraram à Santa Sé durante os últimos dois meses. Tanto o senhor, como o governo, o parlamento e tantos cidadãos manifestaram à Igreja Católica seus sentimentos sinceros, com motivo da morte de João Paulo II e de minha eleição como seu sucessor".