Em uma carta dirigida aos Bispos espanhóis com motivo da peregrinação anual ao santuário do Pilar de Zaragoza, o Papa Bento XVI destacou o esforço da Igreja na Espanha por promover o bem comum e pediu que sua ação seja compreendida e aceita.

Os Bispos espanhóis peregrinaram no sábado passado ao Pilar para celebrar o 150 aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição e o 50 aniversário da consagração da Espanha ao Imaculado Coração de Maria.

"Maria Imaculada -escreve Bento XVI na carta datada de 19 de maio- reflete a misericórdia do Pai. Concebida sem pecado, foi capaz de perdoar também aos que abandonavam e feriam seu Filho ao pé da cruz. Como Advogada nos ajuda em nossas necessidades e intercede por nós perante seu Filho".

"Acompanhada da solicitude paterna de José, Maria acolheu seu Filho. No lar de Nazaré Jesus alcançou sua maturidade, dentro de uma família, humanamente esplêndida e cheia do mistério divino, e que segue sendo modelo para todas as famílias", diz o Pontífice.

"A este respeito –acrescenta-, na convivência doméstica a família realiza sua vocação de vida humana e cristã, compartilhando as alegrias e expectativas em um clima de compreensão e ajuda recíproca. Por isso, o ser humano, que nasce, cresce e se forma na família, é capaz de empreender sem incertezas o caminho de bem, sem deixar-se desorientar por modas ou ideologias alienantes da pessoa humana".

O Pontífice destaca em seguida que a Igreja Católica na Espanha "está disposta a dar passos firmes em seus projetos evangelizadores. Por isso é de esperar que seja compreendida e aceita em sua verdadeira natureza e missão, porque ela trata de promover o bem comum para todos, tanto em relação às pessoas como à sociedade. Com efeito, a transmissão da fé e a prática religiosa dos fiéis não pode ficar confinada no âmbito puramente privado".