Katie Ledecky é uma nadadora católica dos Estados Unidos que, com apenas 19 anos, ganhou a sua primeira medalha de ouro na Olimpíada Rio2016, após competir na final dos 400 metros livres com o tempo de 3:56.46, estabelecendo um novo recorde mundial. Também conquistou o ouro na disputa dos 200 metros livres.

 

A também campeã olímpica dos 800 metros livres em Londres 2012 e nove vezes campeã mundial não tem nenhuma vantagem física diante das rivais, tal como determinou o exame físico do Centro de Treinamento Olímpico dos Estados Unidos. Ela explica que sua essência e esforço estão centrados em sua fé em Deus.

“Minha fé católica é muito importante para mim. Sempre foi e sempre será. Faz parte de quem sou e me sinto tranquila ao praticar minha fé, pois me ajuda a colocar as coisas em perspectiva”, disse Ledecky em uma entrevista a Catholic Standard.

“Eu rezo uma oração – ou duas – antes de qualquer competição. A Ave Maria é uma linda oração e me tranquiliza”, acrescentou.

Ledecky frequentou a escola católica Little Flower em Bethesda (Maryland) até a oitava série e, em seguida, foi para o Colégio Stone Ridge do Sagrado Coração.

 

Depois de ganhar seu primeiro ouro olímpico há 4 anos, Ledecky fez uma visita ao convento das irmãs da sua antiga escola, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Ela quis agradecer às religiosas pelo seu apoio durante os últimos anos e deu-lhes a oportunidade de comemorar juntas.

Catalina Ronan Karrels, diretora da escola de Stone Ridge, disse que a essência de Ledecky “está fundamentada em sua fé e no apoio de uma família muito amorosa e da comunidade. Ela é uma mulher incrível chamada à natação”.

Ledecky também é recordista mundial em 400, 800 e 1500 metros livres e campeã mundial dos 200, 400, 800, 1500 metros e 4 x 200 metros livres.

Confira também: