O Cardeal José Luis Lacunza afirmou que ao designar o Panamá como seguinte sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, o Papa Francisco fez “uma travessura” que também traz um grande desafio “para demonstrar o que somos realmente”.

Logo após o anúncio oficial do Santo Padre e em declarações ao grupo ACI em Cracóvia, o Cardeal afirmou que a seguinte JMJ servirá para revitalizar não só a Igreja e os jovens no Panamá mas de toda a América Latina.

O Cardeal, que é Bispo da diocese de David no Panamá, explicou que muitos jovens da América Central e do Sul poderão assistir à JMJ, inclusive “podem chegar por terra, a custos baixos” para participar do evento.

“Eu digo, mas não sei com ciência certa, esse deve ser um dos motivos pelos quais o Papa Francisco escolheu ao Panamá para ser sede”.

Com um pouco de humor o Bispo do David comenta que “o Papa Francisco faz muitas travessuras, a primeira das quais foi me nomear Cardeal (risadas)”. “O Papa faz agora esta travessura” de designar ao Panamá, “e com um sorriso nos põe este desafio adiante”, acrescenta.

Com a seguinte JMJ, prossegue, os jovens da América Latina se verão “impulsionados a participar e aí carregar as baterias, as pilhas, para viver seu compromisso cristão”.

Por sua parte, o Bispo do Colombo-Kuna Yala, Dom Manuel Ochogavía, comentou ao grupo ACI que a notícia do Panamá como sede da seguinte JMJ “encherá de esperança os corações dos marginados, excluídos. Eles necessitam fé e também os jovens”.

O Prelado explica que dirige uma diocese da periferia” e que a JMJ será um alento para “a paz frente à violência, a solidariedade ante a má distribuição da riqueza” e fomentará famílias sólidas para “construir o futuro desde Deus”.

Ainda não há um tema definido para a JMJ Panamá 2019, mas a primeira reunião para tratar diversos assuntos relacionados com este evento se realizará na quarta-feira 6 de agosto no Vaticano, explicou o Cardeal Lacunza.