No encontro com os voluntários da JMJ no Tauron Areia da Cracovia, o Papa Francisco improvisou seu discurso e assinalou que “não sei se vou estar no Panamá” para a seguinte Jornada Mundial da Juventude que se realizará em 2019 nesse país e lhes deixou uma tarefa para o futuro aos jovens presentes.

Falando em espanhol, o Santo Padre disse aos jovens presentes: "eu não sei se vou estar no Panamá, mas posso assegurar uma coisa, que Pedro (o Papa) vai estar no Panamá".

"Preparar uma JMJ é toda uma aventura, é meter-se em uma aventura e chegar, chegar, servir, trabalhar, fazer e depois despedir-se", indicou o Papa.

Francisco disse aos jovens que para ser a esperança do futuro necessitam duas condições: memória e coragem.

Para ter memória, explicou, "fale com seus pais, fale com os mais velhos, sobre tudo fale com seus avós, está claro? De tal maneira que se vocês querem ser esperança do futuro têm que receber a tocha do seu avô e da sua avó, está claro?"

A segunda condição, a coragem, consiste em "ser valentes, não assustar-se. Escutamos o testemunho, a despedida, deste nosso companheiro que o câncer venceu. Queria estar aqui e não chegou, mas teve coragem, coragem de enfrentar e coragem de seguir lutando mesmo na pior das condições".

O Papa se referia a Maciej Szymon, o jovem voluntário que faleceu de câncer no último 2 de julho, e que desenhou uma grande quantidade de materiais para a JMJ da Cracóvia assim como as imagens dos Santos patronos e o kit do peregrino.

"Esse jovem hoje não está aqui, mas esse jovem semeou esperança para o futuro. Então, para a presente coragem, valentia, está claro? E então, se tiverem, O que era o primeiro? Memória. E se tiverem? Coragem. vão ser a esperança do futuro. Está claro tudo? (Sim!)"

No Panamá 2019, disse Francisco, "Pedro lhes vai perguntar se falaram com os avós, se falaram com os idosos para ter memória, se tiveram coragem e valentia para enfrentar as situações e semearam coisas para o futuro e, a Pedro vão responder. Está claro? Que Deus os abençoe muito, obrigado, obrigado por tudo".

Leia também: