Milhares de peregrinos de diversos países e Espanha celebrarão neste fim de semana o primeiro centenário da Coroação da Virgem do Pilar, pondo fim aos atos comemorativos pelo Ano Jubilar que se estabeleceu com este motivo.

Fontes locais informaram que a grande afluência de gente lotou hotéis e casas de hospedagem, por isso se espera uma grande assistência de paroquianos às Eucaristias que celebrará o Arcebispo de Zaragoza, Dom. Elias Yanes, no sábado e domingo na Basílica do Pilar.

Os organizadores assinalaram que embora a data central é na sexta-feira 20, decidiu-se transferir os atos para o fim semana para que mais devotos possam participar das celebrações.

Também se anunciou que no domingo, ao finalizar a Missa, o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Dom. Ricardo Blázquez, renovará a consagração ao Imaculado Coração de Maria.

A Coroação da Virgem do Pilar se remonta a 20 de maio de 1905, graças à iniciativa de uma junta de mulheres de Zaragoza que, junto com a sociedade, obteve a permissão e a bênção do Papa Pio X. A cerimônia de Coroação Canônica esteve a cargo do então Arcebispo de Zaragoza, Dom. Juan Soldevilla e Romero.

Mais informação sobre as atividades se encontra em http://www.arzobispadodezaragoza.org/