Grupos integralistas hindus do estado de Orissa (Índia Oriental), iniciaram uma nova campanha contra a minoria cristã, com o fim de expulsar de seus trabalhos a todos aqueles que trabalhem na administração pública.

Segundo a agência Fides, o Vishwa Hindu Parishad (Conselho Mundial Hindu), montou uma campanha que através dos meios de comunicação e com manifestações de rua, em que pedem que se expulsem todos os cristãos que trabalham na administração pública, na polícia e em qualquer escritório ou cargo civil.

O porta-voz da Conferência Episcopal a Índia, Padre Babu Joseph, expressou à Fides o rechaço do Episcopado a esta ação "facciosa e discriminatória" que é "contrária à Constituição, aos direitos humanos fundamentais e ao espírito pluralista" do país.

"Pedimos a estes grupos que desistam de suas solicitudes e valoraremos a oportunidade de escrever uma carta oficial às autoridades civis de Orissa e ao Primeiro-ministro da União a Índia", assinalou.

Por sua vez, fiéis cristãos manifestaram sua preocupação pelos extremistas, quem poderia "regularizar uma evidente discriminação religiosa".

Atualmente rege em Orissa uma lei que obriga a toda pessoa que desejar converter-se a outra religião, a solicitar permissão das autoridades. Além disso, já durante sua estada no poder, o fundamentalista Baratiya Janata Party (Partido do Povo Índio), deu andamento uma política nacionalista que se concretizou em ataques contra pessoas e instituições cristãs.

Do mesmo modo, os fundamentalistas hindus se opõem a todo tipo de ação social realizada pelos cristãos porque o consideram "proselitismo religioso".