Em declarações ao jornal El Nuevo Herald, o Arcebispo de São Domingos, Cardeal Nicolas de Jesus López Rodríguez, advertiu que a situação de pobreza e as denúncias de corrupção são um perigo para as democracias latino-americanas e pediu aos leigos fazer valer sua presença na política.

Na entrevista, concedida dias antes de partir para Lima para participar da 30º Assembléia Ordinária do CELAM, o Cardeal assinalou que de continuar este caminho, as democracias da América Latina podem degenerar em ditaduras. Adicionou que isso está sendo aproveitado por grupos de esquerda, em boa parte demagógicos, que lembram um populismo que já parecia superado.

O Cardeal indicou que o continente experimenta uma corrupção do poder que vem desde há trinta ou quarenta anos, e que provocou na população um desencanto pela política.

Do mesmo modo, o Arcebispo de São Domingos exortou aos leigos a participar ativamente na vida pública, dando testemunho coerente de sua fé. Acrescentou que os bispos não dão soluções políticas, mas isso não lhes impede de dar sua opinião sobre temas que afetam a sociedade.