A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Cracóvia começou na terça-feira, 26, com a dramática notícia do assassinato de um sacerdote francês nas mãos de dois jihadistas do Estado Islâmico (ISIS). Desde então, o Pe. Jacques Hamel se converteu em um autêntico herói e inclusive o Papa Francisco se referiu a ele.

Mais de 35.000 jovens franceses que participam estes dias na JMJ não querem esquecê-lo e, por isso, organizaram diferentes atividades e celebrações em sua memória.

Na manhã da última quarta-feira, 27, centenas de jovens se reuniram na igreja de São Floriano (no centro da cidade), onde São João Paulo II trabalhou durante dois anos. Ali celebraram uma Missa em homenagem ao sacerdote assassinado, que contou com a presença de vários bispos.

Outra grande homenagem ao Pe. Hamel aconteceu ontem à noite, nas margens do rio Vístula, em um show do grupo de rock cristão “Glorious”.

Com o Palácio de Wawel ao fundo, a chamada “praia da Cracóvia” instalada no rio tem um grande cenário com iluminação, onde estão sendo celebrados alguns espetáculos durante estes dias.

Neste local, poucas horas depois da chegada de Francisco ao país, os jovens franceses se reuniram também para meditar e rezar pelo sacerdote que entregou a sua vida na igreja de Saint Etienne du Rouvray, na Normandia (França).

Um dos integrantes do grupo musical, o cantor Thomas Pouzin, convidou os sacerdotes e bispos para que se apresentassem. “Olhem para todos os sacerdotes que estão ao seu redor, eles dão sua vida por todos nós”, disse aos jovens. “Obrigado, Senhor, por estes sacerdotes!”, acrescentou.

Outro sacerdote que dirigiu algumas palavras foi o Bispo da Diocese de Pontoise, Dom Stanislas Lalanne, que agradeceu aos jovens por esse “lindo momento”. “Esta é a resposta que se espera dos irmãos: a alegria de acreditar, de ser amado, porque é a melhor resposta que podemos oferecer diante destes dramas”, assegurou.

“Os jovens cristãos são chamados a ser testemunhas da vida ordinária, independentemente de nossas feridas e de nossas vulnerabilidades”, disse o Bispo aos jovens presentes.

Confira também: