Ao iniciar o segundo dia de sua viagem à Polônia, o Papa Francisco fez uma breve visita privada ao Convento das Irmãs da Apresentação, cujas religiosas incentivou a seguir educando as jovens gerações e semear nelas a generosidade.

A Congregação das Virgens da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria, conhecida como as Irmãs da Apresentação, é a primeira congregação religiosa não enclausurada que foi criada na Polônia.

Foi fundada em Cracóvia, em 1627, pela Beata Sofia Czeska e, desde a seu início, o seu carisma tem sido a educação das crianças e jovens. Hoje, dirige escolas e abrigos para crianças e dedica-se ao ensino religioso.

Nesse sentido, antes de se retirar, o Papa escreveu um breve, mas significativo texto no livro de visitas. “Com gratidão por seu serviço generoso, dou-lhes a minha bênção e as incentivo no apostolado educacional. Cultivem com amor as sementes da generosidade, beleza e verdade que Deus semeia em cada nova geração”, encorajou o Pontífice.

Após esta visita, o Papa se dirigiu ao Santuário de Jasna Gora para rezar diante da imagem da Virgem de Czestochowa e para, em seguida, presidir uma Missa multitudinária por ocasião dos 1050 anos do Batismo da Polônia.

O convento das Irmãs da Apresentação é um complexo de edifícios do início do século XVIII e foi entregue às religiosas em 1726. Além disso, atualmente, abriga uma escola pública básica e uma escola secundária.

O complexo também inclui uma igreja de uma só nave dedicada a São João, construída por volta do ano 1100 e que é considerada um dos mais valiosos edifícios históricos em Cracóvia. Inicialmente, funcionou como paróquia e, no século XVI, foi anexada à Basílica da Santíssima Virgem Maria. Em 1726, foi confiada aos cuidados das Irmãs da Apresentação. Dentro, é possível apreciar pequenas imagens do século XVI de Nossa Senhora da Libertação dos Escravos.

Por sua parte, na Santa Sé, as Irmãs da Apresentação são responsáveis pelo “armazém privado” do Papa. As religiosas catalogam e guardam os presentes dados ao Pontífice e os remetem seguindo sua vontade. Além disso, preparam rosários e outros objetos que Francisco dá aos fiéis durante seus encontros.

Confira também: