O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), terminou sua 30º Assembléia Plenária declarando-se "em estado de missão" e fez um chamado aos católicos da América Latina e o Caribe a assumir o desafio de evangelizar outros continentes.

Na mensagem final da Assembléia, intitulada "Para que nossos povos tenham vida", os bispos asseguram que "com nossas comunidades nos colocamos ‘em estado de missão’ procurando, neste Ano da Eucaristia, que o Senhor Jesus Cristo permaneça conosco para nos fazer capazes de comunicá-lo a nossos irmãos".

"Na Igreja na América Latina e o Caribe, berço de quase a maior parte dos católicos do mundo, é preciso despertar o desejo de levar o Evangelho a outros países e Continentes, a quem não chegou o anúncio de Jesus Cristo", indicam os bispos.

Também explicam que ao início do terceiro milênio, "América Latina e o Caribe são desafiados com força pelas mudanças religiosas, éticas e culturais, que marcam as dores de parto de uma nova época".

Os bispos definem seu caminho missionário das seguintes expressões: "Pelo encontro com o Jesus Cristo, discípulos e missionários, na comunhão da Igreja Católica ao início do terceiro milênio, para que nossos povos tenham vida".

Do mesmo modo, assinalam que "temos que orientar nosso trabalho pastoral para a conversão de homens, mulheres e jovens que vivem no hoje, cujas convicções vacilam, mas que procuram a liberdade, o bem, a felicidade e a beleza em meio da atração dos meios de comunicação que podem lhes oferecer mensagens sedutoras que os confundem".

"Remaremos mar a dentro, navegando com freqüência contra a corrente, mas com simpatia por cada pessoa, criada e recriada a imagem e semelhança de Deus, que tem sede de sua paternidade, de humanidade e fraternidade", acrescentam.

Pela vida

Do mesmo modo, os bispos lamentam que nos povos latino-americanos e caribenhos persista a pobreza, que certos governantes não velem pelo bem comum, "a incoerência daqueles católicos que não constróem a sociedade como discípulos do Senhor, e de quem dirige os meios de comunicação social prescindindo da fé. Dói-nos a marginalização dos indígenas, a quem não temos dado o lugar que lhes corresponde".

Neste contexto, os bispos assinalam que "o norte de todos nossos afãs tem que estar definitivamente marcado pela cultura da vida: pelo respeito à vida, pela alegria de transmitir a vida, pela gestação de famílias cristãs que sejam santuários de vida, pela concretização de condições sociais e legislativas, que permitam a todos, especialmente aos mais aflitos, pobres e marginalizados, levar uma vida digna de sua vocação humana e cristã".

Durante a última jornada da Assembléia Ordinária também foi aprovado o relatório econômico e o orçamento para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano. Do mesmo modo, foram revisadas as conclusões dos trabalhos em grupo.