O Papa Francisco manifestou o seu pesar pelas vítimas do ataque contra um centro de atendimento de pessoas com deficiência no Japão, que deixou 19 mortos. O Santo Padre enviou um telegrama ao Arcebispo de Tóquio, Japão, Dom Peter Takeo Okada.

A mensagem, segundo a Rádio Vaticano, é assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin. No texto, o Pontífice expressa sua tristeza pelas vítimas e assegura sua proximidade a todos os que foram atingidos por esta tragédia. Francisco também envia condolências aos parentes dos falecidos e feridos.

O ataque ocorreu quando um homem de 26 anos, identificado como Satoshi Uematsu, entrou na clínica Tsukui Yamayurien, para pessoas com deficiência, na cidade de Sagamihara. Armado com facas, ele deixou 19 mortos e, segundo o Departamento de Bombeiros, 25 pessoas ficaram feridas, das quais, 20 em estado grave.

Ao se entregar à polícia, o homem teria dito que “todos os deficientes deveriam desaparecer”.

De acordo com a imprensa, o agressor era um ex-funcionário da clínica, onde havia trabalhado até o último dia 19 de fevereiro, quando abandonou o emprego por questões pessoais.

Neste mesmo dia, segundo a emissora estatal NHK, o conselho da cidade teria sido alertado sobre a possibilidade de Uematsu cometer algum ato de violência, após ter tentado entregar uma carta a um deputado, na qual dizia querer “matar 470 deficientes pelo bem do Japão”.

“As vidas das pessoas com deficiências múltiplas são extremamente difíceis e por isso meu objetivo é conseguir um mundo onde estas pessoas possam receber a eutanásia com o consentimento de um tutor”, afirmava o homem na carta datada de 14 de fevereiro.

Este fato levou Uematsu a ser internado em uma clínica psiquiátrica. Mas, recebeu alta 12 dias depois, quando os médicos concluíram que seu estado havia melhorado e que já não representava um risco.

Confira também: