O Papa Francisco nomeou na quarta-feira 16 novos membros para a Secretaria de Comunicação do Vaticano, entre os quais designou 3 leigos. O Santo Padre criou este dicastério em junho de 2015 para reunir as distintas entidades que de uma ou outra forma se encarregam deste importante âmbito no Vaticano.

Os três leigos são: Kim Daniels, Consultor da Conferência Episcopal dos Estados Unidos para a Comissão ad hoc sobre a liberdade religiosa; Markus Schächter, Professor de Ética nos meios de comunicação e na sociedade, na Faculdade de Filosofia S.I. de Munique (Alemanha); e Leticia Soberón Mainero, psicóloga e perita em comunicação, ex-assessora do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (México-Espanha).

Além dos leigos, o Papa também designou como novos membros 7 bispos e 6 cardeais.

Os 7 bispos nomeados são: Dom Diarmuid Martin, Arcebispo de Dublin (Irlanda); Dom Gintaras Grušas, Arcebispo de Vilnius (Lituânia); Dom Marcello Semeraro, Bispo de Albano (Itália); Dom Stanislas Lalanne, Bispo de Pontoise (França); Dom Pierre Nguyên Vão Kham, Bispo de My Tho (Vietnã); Dom Ginés Ramón García Beltrán, Bispo de Guadix (Espanha); e Dom Nuno Brás da Silva Martins, Auxiliar de Lisboa (Portugal).

Os 6 cardeais nomeados são: Béchara Boutros Raï, Patriarca da Antioquia dos Maronitas (Líbano); John Njue, Arcebispo de Nairóbi (Quênia); Chibly Langlois, Bispo de Cayes (Haiti); Charles Maung Bo, Arcebispo da Yangon (Myanmar); Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais; e Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero.

As nomeações para a Secretaria de Comunicação se dão dois dias após outro importante anúncio neste âmbito, depois que em 11 de julho o Papa aceitou a renúncia de Pe. Federico Lombardi do cargo de Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, após 10 anos de serviço.

Em seu lugar, nomeou o leigo norte-americano Greg Burke e, como vice-diretora, a leiga espanhola Paloma García Ovejero.

A Secretaria de Comunicação

O novo dicastério foi criado pelo Papa Francisco em junho de 2015 através de um Motu Proprio no qual assinala que decidiu “que todas as realidades, que de diferentes maneiras até hoje se encarregaram da comunicação, sejam reunidas em um novo Dicastério da Cúria Romana, que será denominado Secretaria para a Comunicação”.

Dessa forma, “o sistema comunicativo da Santa Sé responderá sempre melhor às exigências da missão da Igreja”, ressaltou o Pontífice no documento.

Neste dicastério foram reunidos o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais; a Sala de Imprensa da Santa Sé; o Serviço de Internet; Rádio Vaticano; o Centro Televisivo Vaticano; o periódico oficial da Santa Sé, L’Osservatore Romano; a Tipografia Vaticano; o Serviço Fotográfico; e a editora do Vaticano, a Libreria Editrice Vaticano.

Estes organismos deverão continuar trabalhando em suas atividades, mas atendendo às indicações da nova Secretaria para a Comunicação, liderada por seu Prefeito, Dom Dario Eduardo Viganò, e o Secretário, Dom Lucio Adrián Ruíz.

Confira também: