O Papa Francisco expressou seus pêsames pelo falecimento na noite de ontem de Dom Zygmunt Zimowski, Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral dos Agentes de Saúde, que partiu para a Casa do Pai aos 67 anos, “após uma longa e dolorosa doença por ele vivida com espírito de fé e de testemunho cristão”.

A Rádio Vaticano informou que o Papa tinha telefonado ao Prelado polonês na tarde de ontem para expressar sua proximidade e assegurar-lhe suas orações.

Em seu telegrama dirigido ao Secretário do Dicastério, Dom Jean-Marie Mate Musivi Mupendawatu, o Pontífice assinalou: “Desejo expressar minha participação espiritual ao luto que golpeia o dicastério e, enquanto recordo o generoso ministério que desenvolveu pela primeira vez como pastor da Diocese do Radom, em seguida ao serviço da Santa Sé, elevo fervorosas orações de sufrágio ao Senhor pela sua alma”.

“Com tal sentimento – acrescentou Francisco –, invoco para o piedoso colaborador o prêmio eterno prometido aos fiéis servidores do Evangelho e transmito para ele e os funcionários e colaboradores do Pontifício Conselho, como aos familiares do Prelado, a confortadora bênção apostólica”.

Dom Zimowski foi ordenado sacerdote em 1973 e nomeado Bispo da Diocese do Radom (Polônia), no ano 2002 por São João Paulo II. Foi consagrado Bispo pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Em 2009, foi chamado a Roma, quando Bento XVI o nomeou Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde, conferindo-lhe a dignidade de Arcebispo. Em dezembro de 2014, foi internado em Varsóvia (Polônia) por um câncer no pâncreas, retomando seu trabalho na Cúria Romana no ano passado.