Em um comunicado emitido pela Conferência Episcopal Peruana, intitulado "Que nossa Igreja seja a Casa e Escola de Comunhão", os prelados fizeram um chamado a "procurar caminhos de conciliação e superar assim as dificuldades no interior de nossos povos e nações".

No marco da 30º Assembléia Ordinária do CELAM "a Presidência da Conferência Episcopal Peruana quer fazer chegar uma saudação aos cristãos da América Latina e aos homens e mulheres de boa vontade, e invocá-los a afirmar a comunhão entre nossos povos, e a promover a esperança em cada um de nossos países".

"A vontade política para fortalecer a cultura de diálogo e a afirmação da fraternidade –prosseguem– ajudará no objetivo comum de superar as situações difíceis".

O episcopado peruano recorda que "a América Latina está composta de países irmãos a quem une a fé e a imperiosa necessidade de integração" e acrescentam que "tal como afirmou S. S. Pio XII em sua Carta Apostólica Ad Ecclesiam Christi, do ano de 1955, os países latino-americanos, ainda dentro da diversidade de pátrias, encontram-se 'unidos e irmanados pela vizinhança geográfica, pelos vínculos de uma comum civilização e, sobre tudo, pelo grande dom recebido da verdade evangélica".