O Bispo de Orlando, Dom. Thomas Wenski, denunciou que "o sistema de imigração americana está defasado, não responde à necessidade de nossa economia nem aos valores de nosso país".

O Prelado manifestou que a detenção de 66 imigrantes ilegais que trabalhavam na construção civil, há alguns dias, não ajuda em nada à segurança nacional; razão que foi utilizada pelo Departamento de Imigrações para prendê-los. Atitude similar se vê na organização xenofóbica Minutemen, que pretende "caçar" ilegais que cruzarem a fronteira do México com os EUA.

Para Dom. Wenski, "passar muito tempo perseguindo pedreiros, domésticas e garçons que só buscam uma vida melhor; não é uma aplicação aceitável da idéia de segurança nacional logo depois do ocorrido em 11 de setembro. Existem, depois de tudo, criminosos e terroristas de verdade".

O Bispo de Orlando acredita que para resolver o sistema "temos que nos concentrar nos imigrantes têm que vir e nos ilegais já vivem e trabalham no país. Os chamados ‘ilegais’ o são, não porque o queiram ser, mas sim porque não lhes oferecemos um sistema que lhes permita regularizar sua situação no país que necessita de seu trabalho. Não descumprem a lei mas sim a lei não cumpre com eles. Se as partes do Congresso fizessem a um lado seus próprios interesses e trabalhassem verdadeiramente pelo bem comum, poderíamos ter uma reforma que proteja os interesses de todos os trabalhadores; tanto os imigrantes como os nativos".

"Muitos imigrantes têm empregos que os americanos não levam em conta e nos que ganham pouco dinheiro –prosseguiu–, cuidam de nossas crianças e a nossos idosos, limpam os escritórios e nossos hotéis, recolhem e servem nossa comida e contribuem na construção de nossas comunidades. Estes imigrantes deveriam ter um salário digno, atenção médica e respeito de seus empregadores que poderiam contratá-los sem ter que preocupar-se com possíveis punições legais".

O Prelado recordou que "a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos está entre as organizações que felicitam ao Presidente Bush para a reforma da legislação de imigração que apresentou em janeiro de 2004. Nessa oportunidade o felicitamos por iniciá-la. Desde sua reeleição, logo depois de sua mensagem à nação e depois de ter se reunido com o Presidente mexicano Vicente Fox, esperamos que o Presidente siga respirando esta reforma. O reaparecimento do sentimento "nacionalista" anti-imigrantes evoca a xenofobia do século XIX".

Finalmente, Dom. Wenski destacou que "é tempo de reconhecer que quem vem a nossa nação, trabalham duro e contribuem com a economia, cultura e avanço social de nosso país, tanto ou mais que o que fizeram nossos avós e tataravôs" e acrescentou que "o que aconteceu com esses 66 trabalhadores não é justo. Na terra da liberdade, milhares de trabalhadores como eles vivem temerosos esperando ver quem baterá em suas portas no meio da noite. Só é justo que estas pessoas que colaboram com nossa sociedade sejam avaliadas por seu trabalho, tal como disse o Presidente Bush".