O Arcebispo de Barcelona, Dom. Lluís Martínez Sistach, recordou que a Constituição espanhola ampara a liberdade dos pais para escolher sobre a educação de seus filhos e acrescentou que qualquer lei de ensino deve respeitar as diferenças que derivam do exercício dos direitos fundamentais.

Em uma conferência, Dom. Martínez manifestou que a nova lei orgânica será completa se permitir que a escola resguarde o direito dos pais sobre a educação de seus filhos, amparando-se no direito ao livre ensino que a Constituição e os tratados internacionais protegem.

Acrescentou que "com a autêntica liberdade de ensino, que inclui a gratuidade do ensino em todas as escolas, evita-se a discriminação dos cidadãos e se supera a tentação de impor a todo mundo um modelo educativo incongruente".

O Arcebispo indicou que ao aceitar os princípios constitucionais sobre educação e as coincidências e diferenças entre os diferentes setores ligados à educação, será possível chegar a um acordo social e político sobre a escola como reflexo da sociedade e continuidade da família.

"Com estes critérios, as comunidades educacionais da Catalunha farão o possível para conseguir um amplo acordo sobre a escola que possa pôr ponto final à etapa de mal-entendidos e conflitos que nos impediram a construção de um sistema educacional estável, que garanta a todos uma educação de qualidade em um marco de liberdade de ensino e de igualdade de oportunidades", anotou.

Finalmente, Dom. Martínez assinalou que a liderança para conseguir um amplo acordo sobre a escola compete ao Governo da Generalitat, que contará com o apoio de todas as comunidades educativas das Escolas Cristãs da Catalunha.