O superior geral da Sociedade Sacerdotal São Pio X (FSSPX – lefebvristas), o bispo Bernard Fellay, afirmou em um comunicado publicado no dia 29 de junho que não procuram um reconhecimento canônico, mas “voltar à Santa tradição”.

 

O comunicado foi emitido no final da reunião dos superiores maiores da FSSPX realizada na Suíça entre os dias 25 e 28 de junho, depois de um mês e meio da publicação da entrevista do Papa Francisco com o jornal francês ‘La Croix’, na qual o Pontífice deixou aberta a possibilidade de dar aos lefebvristas o status de prelatura pessoal.

Durante a entrevista com ‘La Croix’, o jornalista perguntou ao Santo Padre se “estaria disposto a dar um status de prelatura pessoal” a FSSPX. “Seria uma solução possível – respondeu Francisco –, mas primeiro é necessário estabelecer com eles um acordo fundamental. O Concílio Vaticano II tem seu valor. Avançamos lentamente e com prudência”.

Entretanto, Fellay disse que a fraternidade que lidera, “no atual estado de grave necessidade que lhe concede o direito e o dever de proporcionar os auxílios espirituais às almas que a buscam, não procura acima de tudo um reconhecimento canônico, ao qual tem direito pois é uma obra católica”.

“O seu único desejo é levar fielmente a luz da Tradição bimilenar que assinala o único caminho que deve ser seguido nesta época de trevas, na qual o culto do homem substitui o culto de Deus, tanto na sociedade quanto na Igreja”, afirmou o superior da fraternidade fundada em 1970 pelo Arcebispo francês Marcel Lefebvre.

Fellay, porém, acrescentou que “não poderão consegui-lo sem o apoio de um Papa que favoreça concretamente a volta à Santa Tradição”. Por isso, disse que os lefebvristas rezam e fazem penitência “para que o Papa tenha a força de proclamar integralmente a fé e a moral”.

No último dia 1º de abril, o Papa Francisco teve um encontro informal de 40 minutos com Bernard Fellay na Casa Santa Marta, no Vaticano.

A FSSPX disse em um comunicado que nesta reunião “o estado canônico da Sociedade não foi abordado diretamente” e que “o Papa Francisco e o bispo Fellay determinaram que estes intercâmbios devem continuar sem pressa”.

Por sua parte, Dom Guido Pozzo, Secretário da Comissão Pontifícia Ecclesia Dei, encarregada do diálogo com os lefebvristas, assinalou no último dia 30 de junho à agência IMedia que o comunicado do bispo Fellay “não é um ato negativo e nem anuncia a solução iminente para as questões em curso”. Em todo caso, precisa, não se trata “de maneira alguma de uma porta fechada”.

Confira também: