O Arcebispo de Sevilha, Cardeal Carlos Amigo Vallejo, expressou seu apoio à proposta que busca reconhecer oficialmente a invocação Mariana da Virgem de Araceli, "como Padroeira do campo andaluz".

Durante a Missa celebrada em honra a São João d' Ávila, na igreja de São Mateus de Lucena, o Cardeal expressou que uma nomeação oficial, "seria uma alegria muito grande para todos aqueles que nos aproximamos desta devoção e que subimos ao Santuário de Aras, que é o coração da Andaluzia por muitas razões".

O Arcebispo de Sevilha recordou que pessoalmente apresentou tal proposta aos bispos de Andaluzia, por isso talvez, disse, logo os habitantes desta região poderão ter a Virgem de Araceli como sua Padroeira.

Por sua vez, a Junta de Governo da Arquiconfraria de Maria de Araceli, abriu um processo para obter que esta devoção seja reconhecida oficialmente como Padroeira da Andaluzia.

Antes de finalizar a homilia, o Cardeal Amigo Vallejo manifestou seu desejo de que o Papa Bento XVI visite a Andaluzia. Acrescentou que é provável que o Pontífice "esteja na Espanha em 2006 no Encontro das Famílias".