Milhares de valencianos foram ontem à Basílica da Virgem dos Desamparados para participar do tradicional "besamano" (beija-mão) público à imagem peregrina da padroeira de Valência.

Fontes do arcebispado valenciano informaram à agência Avan que no ano passado 20 mil pessoas participaram da celebração. Neste ano espera-se uma quantidade aproximada também. Nesta ocasião, os devotos entrarão na igreja pelas novas portas de bronze na entrada principal da Basílica, inauguradas e abençoadas no dia 7 de maio.

O reitor da Basílica, Juan Bauista Antón, manifestou que a imagem peregrina da Virgem será instalada sobre o presbitério. Para realçar a imagem, obra do artista Octavio Vicent, será vestida com um manto novo doado por um devoto da Padroeira.

O "beija-mão", que começou às 7 horas, realizou-se durante toda a jornada de forma aberta e ininterrupta até que terminou a passaem dos fiéis.

Os turnos de visita se realizaram por ordem de chegada, com a mediação e vigilância dos membros da Irmandade de Seguidores da Virgem e de sua Corte de Honra e da confraria da Virgem.

Durante o dia, todas as celebrações da Basílica da Virgem se transferiram ao camarote da Virgem, por isso a imagem original foi girada e o tecido que a cobria permaneceu completamente fechado, conforme informou o reitor.