“Kateri” é o nome do filme sobre a vida de Santa Catarina (Kateri) Tekakwitha, primeira Santa pele-vermelha, produzido por EWTN que recentemente obteve o prêmio especial Capax Dei Foundation no Festival Internacional de Cinema Católico (Mirabile Dictu), que aconteceu em Roma.

O filme é dirigido e produzido por Jim Kelty e a atriz Sabrina Villalobos é quem interpreta a Santa Catarina Tekakwitha.

Lançado em 2010 sob o alto patronato do Pontifício Conselho para a Cultura, o Festival foi realizado na Cidade Eterna até o dia 23 de junho.

A presidente do Festival, Liana Marabini, comentou sobre o evento que “devemos evangelizar com todos os meios que estiverem à nossa disposição e o filme é um bom instrumento: chega a todas as coisas e pode ser entendido por todos, também por aqueles que não gostam de ler”.

Neste ano, explica, receberam mais de 1.000 filmes, enquanto há alguns anos a produção católica era escassa. “Ficamos contentes em pensar que nosso festival contribuiu dando esperança e coragem àqueles que se esforçam na realização deste tipo de produção”, comenta.

O prêmio ao melhor filme foi para “Poveda” do espanhol Pablo Moreno, sobre o Pe. Pedro Poveda, sacerdote espanhol fundador da Instituição Teresiana e que lutou pelos direitos das mulheres e pela educação das crianças nos séculos XIX e XX.

Santa Catarina (Kateri) Tekakwitha

É considerada padroeira da natureza e da ecologia junto com São Francisco de Assis.

Nasceu em Auriesville, Nova Iorque (Estados Unidos), em 1656.

Aos 4 anos de idade, perdeu seus pais e irmão pela epidemia de varíola. Devido a esta doença, ficou com o rosto desfigurado e a vista danificada.

Aos 11 anos, conheceu a fé cristã quando chegaram ao seu povoado missionários jesuítas que acompanhavam os deputados moicanos para assinar a paz com os franceses.

Embora tenha aceitado a fé rapidamente, pediu para ser batizada somente aos 20 anos, enfrentando a oposição de sua família e o rechaço de sua comunidade. Teve que fugir para o Canadá.

Morreu em 17 de abril de 1680 durante a Semana Santa, com apenas 24 anos. Suas últimas palavras foram: “Jesus, te amo!”. Foi beatificada por São João Paulo II em 1980 e canonizada por Bento XVI em outubro de 2012. Sua festa é celebrada no dia 17 de abril.

Confira também: