Com uma Missa celebrada por quem foi seu secretário pessoal durante o tempo que durou seu pontificado, o Arcebispo Estanislao Dziwisz, o falecido Papa João Paulo II foi homenageado no dia de seu aniversário. Cerimônias similares se realizaram em diversas partes do mundo.

A Eucaristia foi celebrada nas Grutas Vaticanos diante da tumba do Pontífice, no dia em que teria completo 85 anos de idade.

Durante a Missa, à qual assistiram cerca de duzentas pessoas, Dom Dziwisz recordou o trabalho realizado por João Paulo II durante seu pontificado, no qual se empenhou por cumprir sua missão de levar o Evangelho a todos os países do mundo e defender e proclamar a doutrina Católica.

Na cerimônia também participou uma delegação de católicos russos, presididos pelo Arcebispo de Mãe de Deus (Moscou), Dom. Tadeus Kondrusiewicz.

Também na Polônia

Por outro lado, informou-se que na terra natal de João Paulo II, Wadowice (Polônia), realizou-se uma vigília e um emotivo concerto na Praça Central, com a assistência de jovens e adultos, que esperaram a meia-noite de 18 de maio para celebrar os 85 anos do falecido Pontífice.

Do mesmo modo, mais de seis mil crianças e jovens poloneses participaram de uma Missa presidida pelo Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Franciszek Macharski, que pediu aos paroquianos presentes em Wadowice rogar, por intermédio de João Paulo II, para que "nunca abandonemos o caminho da fé".

"Para isso será beatificado, para isso será canonizado, para isso será um santo varão da Igreja, nosso companheiro, irmão e amigo, para nos ensinar por onde devemos ir", afirmou. Cerimônias como esta se repetiram em milhares de igrejas polonesas.

Na Alemanha, o Presidente da Conferência Episcopal, Cardeal Karl Lehman; e o Ministro de Finanças, Hans Eichel, anunciaram a emissão de 30 milhões de estampas com a imagem de João Paulo II, quantidade bastante incomum já que, no geral, não se imprime tiras superiores a 17 milhões de unidades.

Durante a apresentação, o Cardeal assinalou que "o Papa João Paulo II levou a cabo na realidade, através de sua vida, o que o cartão postal representa: estabelecer comunicação e aproximar os homens". O ministro acrescentou que o Santo Padre fez o que ninguém tinha feito antes: "chegar aos corações de milhões de pessoas em todo o mundo".