No próximo sábado, 25, o orfanato da Imaculada Conceição em Gyumri, Armênia, receberá o Papa Francisco como “hóspede ilustre”, vão oferecer-lhe almoço e um lugar para descansar depois de celebrar a Missa no Plaza Vartanants.

O orfanato é administrado pela congregação das Irmãs da Imaculada Conceição. A superiora, Irmã Arousiag, comentou ao L´Osservatore Romano que a habitação onde o Pontífice descansará já está pronta e deixaram “tudo como está porque o Papa não quer nada extraordinário”.

No dormitório, há uma cama, um pequeno crucifixo na parede, uma escrivaninha, um armário, uma cadeira e um banheiro.

Neste orfanato moram 37 meninas e meninos que são acolhidos pelas religiosas sem importar seu credo. Alguns provêm de famílias em extrema pobreza, outros são filhos de pessoas envolvidas na prostituição ou estão presas. “Seu único desejo é ter a família que não tiveram até agora”, comentou a religiosa.

O coral das crianças do orfanato cantará para o Papa Francisco e inclusive colocarão em seu repertório canções italianas. Também presentearão ao Pontífice com uma imagem de bronze que representa duas crianças procurando uma casa. Além disso, estarão presentes 17 ex-moradores deste local com suas famílias.

Em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, a religiosa síria de 71 anos indicou que quando ficaram sabendo da visita do Papa Francisco à Armênia “não podíamos acreditar!”.

“O Papa, esse homem por quem eu rezo todos os dias, uma pessoa que admiro, virá ao nosso pequeno orfanato para visitar as nossas criancinhas? Para este Papa vou deixar tudo da maneira como está, porque sei que não quer que façamos coisas extraordinárias durante a sua visita”, manifestou.

Irmã Arousiag indicou que a congregação chegou à cidade depois de um terremoto devastador que causou a morte de 50 mil pessoas em 1988. “Éramos duas irmãs. As pessoas de Spitak, adultos e crianças, estavam de luto porque a maioria havia perdido a família inteira. As pessoas queriam que nós fôssemos para este local dar a catequese”.

Depois de sua visita ao orfanato, o Papa Francisco será trasladado à Catedral Católica Armênia das Sete Chagas de Gyumri.

Confira também: