“Venho com a ajuda de Deus para fazer, como diz o lema da viagem, uma ‘visita ao primeiro país cristão’”. Desta maneira o Papa Francisco apresentou em uma vídeomensagem ao povo armênio a visita que fará ao país desde esta sexta-feira, 24, até domingo, 26. Ele pediu também que não deixem que as lembranças dolorosas se apoderem do coração.

“Venho como um peregrino, neste Ano Jubilar, para haurir a sabedoria antiga de seu povo e beber das fontes de sua fé, rochosa como suas cruzes famosas esculpidas na pedra”.

O Papa também assegura que viaja “como um irmão, animado pelo desejo de ver os seus rostos, de rezar junto com vocês e de partilhar o dom da amizade”.

Francisco assegura na gravação que “a história e as vicissitudes de seu povo amado causam em mim admiração e dor. Admiração porque vocês encontraram na cruz de Jesus e em sua inteligência a força de se reerguer sempre, até mesmo dos sofrimentos que estão entre os mais terríveis que a humanidade recorda. A dor pelas tragédias que os seus pais viveram em sua carne”.

Em seguida, referindo-se ao massacre armênio no qual morreram entre um milhão e meio e três milhões de pessoas, o Pontífice pediu que “não permitamos que as recordações dolorosas tomem posse de nosso coração; mesmo diante dos ataques repetidos do mal, não nos rendamos”.

“Como servo do Evangelho e mensageiro de paz, desejo ir à Armênia para apoiar todo esforço no caminho da paz e partilhar os passos na estrada da reconciliação que gera esperança”.

Confira também: