Além de toda programação que inclui momentos de espiritualidade, música, dança, teatro, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Cracóvia, Polônia, também terá um espaço próprio para o esporte, mais especificamente o futebol. Será a Copa Católica, um projeto que fará parte do Festival da Juventude.

 “O objetivo do torneio não é ganhar, mas encontrar pessoas que compartilham os mesmos valores”, afirmou ao site da JMJ Gabriel Del Fiaco, criador da Copa Católica.

Foram qualificados para o torneio 48 times do Brasil, Guatemala, Líbano, Nigéria e vários outros países do mundo, sendo que os maiores grupos serão da França e da Itália.

Oriundos de diferentes culturas, os atletas formarão uma comunidade real, tendo a oportunidade de se encontrar em campo para a glória de Deus. Para isso, os jogos serão iniciados com uma oração comum.

“Temos certeza que todos estarão motivados para vencer, mas também prontos para ajudar o outro, se necessário”, destaca Gabriel, lembrando que o foco principal não é a competição.

Segundo o idealizador do projeto, este evento esportivo será uma oportunidade para praticar as obras de misericórdia. Os jogadores terão a chance de confortar os aflitos, dar de comer a quem tem fome ou dar de beber a quem tem sede. São esses pequenos gestos que constituem a essência do evento.

As primeiras partidas de qualificação serão disputadas no dia 26 de julho e, o jogo principal, que irá determinar o vencedor, acontecerá no dia seguinte. A competição ocorrerá no Centro de Desenvolvimento da Zona Com-Com, em Cracóvia.

O evento é apoiado pela Associação Siemacha, o Centro de Desenvolvimento da Zona Com-Com e AS Progres.

Confira também: