Em Aleppo – cidade mais devastada pela guerra da Síria – existe um oratório “a prova de bombas” onde 350 crianças cristãs se reúnem sob o lema “Sejam misericordiosos como nosso Pai” para rezar pelo seu país e pela conversão dos jihadistas.

 

“Não temos medo pois a cada dia desafiamos as bombas e a morte com nossa alegria de viver”, expressou o Pe. Firas Lutfi, sacerdote responsável pelo oratório da paróquia latina de São Francisco em Aleppo, ao jornal Avvenire da Conferência Episcopal Italiana.

As crianças que o formam são de distintas confissões cristãs – católicos, ortodoxos, armênios, melquitas – têm entre 3 e 15 anos de idade. Neste espaço também cantam, brincam e fazem amizade.

Segundo o sacerdote, esta iniciativa é “uma luz para uma cidade mártir da guerra civil síria” que, segundo a ONU, é a mais sangrenta depois da Segunda Guerra Mundial, com 250 mil mortes e milhões de deslocados.

Neste ano, a Associação Pró Terra Santa, que está a serviço da Custódia da Terra Santa, pediu que nas paróquias da Itália seja feita uma réplica deste “oratório” como uma obra de misericórdia para que as crianças sírias sintam que não estão sozinhas.

Esperam também que através desta iniciativa as crianças italianas conheçam o tipo de vida que levam os cristãos no Oriente.

Sobre isso, o Pe. Lutfi manifestou: “Necessitamos desta comunhão com vocês”.

Por sua parte, o pároco de São Francisco, Pe. Ibrahim Alsabagh, indicou que em uma cidade semidestruída a alegria de estar juntos consegue se sobrepor dentro da experiência de vida e de amizade em nome de Jesus.

Confira também: