Depois da Oração do Ângelus dominical, o Papa Francisco convidou os católicos a se unir “em oração pelos nossos irmãos ortodoxos”, reunidos desde ontem, 19, até o dia 26 de junho no Concílio Pan-ortodoxo que acontece na ilha de Creta.

“Hoje, Solenidade de Pentecostes segundo o calendário juliano seguido pela Igreja Ortodoxa, com a celebração da Divina Liturgia teve início, em Creta, o Concílio Pan-ortodoxo. Unamo-nos à oração de nossos irmãos ortodoxos, invocando o Espírito Santo para que sustente com os seus dons os Patriarcas, os Arcebispos e Bispos reunidos no Concílio”, expressou o Pontífice.

Este Concílio foi programado pelo Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e devia reunir pela primeira vez em 1.139 anos os patriarcas das 14 igrejas orientais ortodoxas autônomas.

Entretanto, nas últimas semanas, a Igreja Ortodoxa Russa – com jurisdição sobre mais da metade dos cristãos ortodoxos do mundo –, a da Bulgária, a da Geórgia e a da Antioquia anunciaram que não participarão do concílio. Uma quinta Igreja, a Ortodoxa Sérvia, também havia desistido, mas no dia 15 de junho confirmou sua participação.

Entre os temas a serem tratados estão: a missão da ortodoxia no mundo atual; a diáspora ortodoxa; a autonomia eclesiástica; a importância do jejum; as relações da Ortodoxia com o resto da cristandade e o sacramento do matrimônio.

Confira também: