Continuando com suas iniciativas das Sextas-feiras da misericórdia, o Papa Francisco visitou de surpresa hoje, 17 de junho, duas comunidades de sacerdotes em Roma (Itália), uma formada por oito jovens e outra por 21 sacerdotes idosos.

O porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, disse que a primeira a ser visitada foi a comunidade “Monte Tabor”, onde “se encontram oito sacerdotes provenientes de diferentes dioceses, que sofrem por diversas formas de mal-estar” e são “acompanhados por um diácono permanente, Hermes Luparia, ex-coronel da aeronáutica e agora especializado em psicologia e dedicado ao serviço de acompanhamento no espírito dos Padres Salvatorianos”.

Pe. Lombardi indicou que o Pontífice “se encontrou com os sacerdotes na pequena capela, ouvindo-os e rezando com eles”.

Depois, Francisco se dirigiu à comunidade de sacerdotes idosos da Diocese de Roma, “Casa São Caetano”, conhecida principalmente como “Os cem padres”. Atualmente, hospeda 21 sacerdotes idosos, “alguns deles muito doentes” e que são assistidos por três religiosas e pelo pessoal da casa. “A maioria é sacerdote diocesano, mas não faltam alguns religiosos”, acrescentou o porta-voz do Vaticano.

Abordando o caso dos sacerdotes idosos, o Pe. Lombardi assinalou que, “depois de ter dado a vida ao serviço da Igreja e dos fiéis, agora estes sacerdotes vivem no retiro e poucos se lembram deles”.

“Mas o Papa sim, e com esta visita quis demonstrá-lo a cada um deles com seu afeto concreto e cordialíssimo, rico de consolação”, indicou. O Pe. Lombardi acrescentou que, desta maneira, Francisco deu mais uma vez “um exemplo eficaz de misericórdia, atenção e gratidão a toda a comunidade de Roma e à Igreja”. Além disso, o Jubileu consiste em obras concretas de misericórdia, “ao mesmo tempo corporais e espirituais”.

O porta-voz do Vaticano destacou que ambas as visitas ocorreram duas semanas depois de celebrar o Jubileu dos sacerdotes, com três meditações nas basílicas romanas na quinta-feira, 2 de junho, e a celebração Eucarística na Praça de São Pedro na Solenidade do Sagrado Coração do Jesus, na sexta-feira, 3 de junho.

Nesse sentido, “o Papa quis manifestar sua proximidade e atenção também aos sacerdotes que não puderam participar fisicamente nestas belas celebrações jubilares, mas que estão sempre presentes em sua oração e seu coração”.

As sextas-feiras da misericórdia iniciaram em janeiro com a visita do Papa a um lar para idosos e pacientes em estado vegetativo; em fevereiro, foi à comunidade de dependentes químicos em Castel Gandolfo; em março, visitou o centro de acolhida Cara, para refugiados em Castelnuovo di Porto.

Além disso, em abril, visitou os refugiados na ilha grega de Lesbos; e, em maio, a comunidade de Il Chicco, nos subúrbios de Roma (Itália), um lar que atende a pessoas com deficiência mental.

Confira também: