O Papa Francisco convidou “todos os homens e mulheres de boa vontade de todo o mundo” a realizar “uma obra de misericórdia em cada cidade, em cada diocese, em cada associação”. O apelo foi feito em um vídeo-mensagem enviada à Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), por ocasião do lançamento da campanha “Seja a Misericórdia de Deus”.

A vídeo-mensagem do Pontífice será divulgada na sexta-feira, 17, quando também será apresentada a campanha internacional de comunicação e para angariar fundos. A iniciativa irá decorrer durante quatro meses, até 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, quando a Fundação ACN apresentará ao Papa Francisco os “primeiros frutos” da campanha.

Na mensagem que será divulgada em todos os 22 secretariados internacionais da Ajuda à Igreja que Sofre, o Santo Padre confia à ACN “este trabalho” de “desenvolver obras de misericórdia em todo o mundo”, mantendo “o espírito” herdado do fundador da instituição, o Padre Werenfried van Straaten, que “teve a visão de pôr em prática estes gestos de proximidade, de bondade, de amor e de misericórdia”.

“Nós, homens e mulheres, precisamos da misericórdia de Deus, mas também precisamos da misericórdia uns dos outros. Precisamos dar a mão, acariciar, cuidar uns dos outros e não fazer tantas guerras”, declara o Pontífice.

Por fim, Francisco convida todos os cristãos, “juntamente com a ACN, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia, mas que permaneça, uma obra de misericórdia permanente; uma estrutura para tantas necessidades que atualmente existem no mundo”.

O Papa agradece ainda pelo empenho nesta iniciativa, assim como todo o trabalho desenvolvido pela Fundação ACN, afirmando que “a misericórdia é a carícia de Deus”.

Durante o período em que for realizada a campanha “Seja a Misericórdia de Deus”, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre apoiará muitos os projetos, desde a pastoral das prisões a centros de reabilitação de drogas, grupos de apoio a mulheres que sofreram violência e ajuda aos refugiados.  

O primeiro benfeitor da campanha foi o próprio Papa Francisco, que confiou um donativo pessoal a uma delegação italiana da Fundação ACN, através do Bispo o Bispo de Carpi (Itália), Francesco Cavina, que recentemente foi a Erbil, no Curdistão iraquiano, em uma missão de apoio aos cristãos.

Este donativo do Papa será entregue na Clínica de São José, em Erbil, que dá assistência médica gratuita a cerca de 2.800 refugiados de todas as religiões.

A divulgação da vídeo-mensagem do Santo Padre, assim como a apresentação da Campanha de Misericórdia, ocorrerá na sexta-feira, em Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em uma sessão que contará com a presença do Núncio Apostólico, Dom Rino Passigato, e da diretora da Fundação ACN em Portugal, Catrina Martins de Bettencourt.

Depois do Patriarcado de Lisboa, a Fundação Pontifícia vai procurar divulgar a campanha e a mensagem do Papa Francisco em cada uma das demais dioceses portuguesas, a começar pela de Leiria-Fátima, no dia 18 de junho, no Santuário de Fátima.

Além disso, também na sexta-feira irá decorrer em Roma uma coletiva de imprensa que contará com a presença, entre outros, do porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, e de Dom Sebastian Francis Shaw, de Lahore, no Paquistão, estando prevista a divulgação também de uma pequena mensagem de agradecimento ao Papa Francisco pelo Arcebispo caldeu Dom Bashar Warda.

Confira também: