Mais de 6.000 artistas do mundo do circo e do espetáculo itinerante provenientes de países como Espanha, Peru, Chile, França, Alemanha e Itália participaram de um emotivo encontro no Vaticano, na Sala Paulo VI com o Papa Francisco, que lhes pediu para divulgar a beleza da fé sobretudo aos que mais sofrem.

Por ocasião do Jubileu do Espetáculo Itinerante, “vocês têm uma especial riqueza: com seus contínuos deslocamentos podem levar a todos o amor de Deus, seu abraço e sua misericórdia”, disse o Papa ao dirigir-se a eles. “Podem ser comunidade cristã itinerante, testemunhas de Cristo que está sempre em caminho para encontrar também os mais afastados”, acrescentou.

Francisco assegurou no discurso que “festa e alegria são sinais distintivos de sua identidade” e “no Jubileu da Misericórdia não podia faltar este encontro”.

 

“Vocês são os artesãos da festa, da maravilha, da beleza: com estas qualidades, vocês enriquecem as sociedades do mundo, alimentam sentimentos de esperança e confiança”.

“Fazem exibições que têm a capacidade de elevar o ânimo, de mostrar a audácia de exercícios particularmente difíceis, de fascinar com as maravilhas e de propor ocasiões de um divertimento saudável”.

O Pontífice parabenizou os artistas porque disse conhecer que durante este Ano Santo “abriram seus espetáculos aos mais necessitados, aos pobres e às pessoas sem teto, aos presos e aos jovens necessitados”.

 

Segundo o Papa Francisco, o espetáculo itinerante “é a forma mais antiga de diversão; está ao alcance de todos e se dirige a todos, difunde a cultura do encontro e se tornam lugares de agregação e fraternidade”.

Por isso os encorajou a “acolherem sempre as pessoas mais carentes e necessitadas de consolo a quem está fechado em si mesmo”.

“Transmitam aos seus filhos o amor a Deus e ao próximo”, “cuidem de sua própria fé e aproveitem cada ocasião para aproximar-se dos Sacramentos”, pediu o Papa.

 

Além disso, o Santo Padre recordou que “a Igreja se preocupa pelos problemas inerentes à sua vida itinerante e quer ajudar vocês a eliminar os preconceitos que por vezes os relegam às margens”.

Por outro lado, Francisco também exclamou: “Vocês não podem imaginar o bem que fazem, o bem que semeiam!”, “Obrigado por isso!”.

Mais em

Durante o encontro, os artistas realizaram diversos espetáculos na presença do Santo Padre, que se divertiu e aplaudiu cada um. Umas das exibições foi de um filhote de pantera e um tigre, o qual o Papa acariciou durante uns segundos.

Confira também: