Esta noite, o Peru se tornou o primeiro país da América Latina a receber uma mensagem especial do Papa Bento XVI. O Pontífice chamou os peruanos a alimentar sua fé "com a oração, os sacramentos e a escuta atenta da Palavra de Deus. Transmitam-na no interior de suas famílias como o patrimônio mais precioso".

A seguir reproduzimos o texto íntegro da mensagem papal lida esta noite na Catedral de Lima pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos. Ao final da Missa presidida pelo Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima, o representante vaticano se comprometeu a transmitir "ao Papa Bento XVI o carinho, a proximidade espiritual, a veneração que há aqui em Lima por ele".

Mensagem do Papa Bento XVI ao Peru pelo IV Centenário da morte de Santo Toríbio de Mogrovejo

Ao término desta Missa tão solene e rica de significado, em nome do Santo Padre expresso os votos mais cordiais para que o ano do IV Centenário da morte de Santo Toríbio de Mogrovejo traga abundantes frutos espirituais e reforce a fé que este santo pregou nos 25 anos em que foi o segundo Bispo de Lima e um grande evangelizador.

Dirijo uma afetuosa saudação a quem hoje é o Sucessor de Santo Toríbio, o Cardeal Juan Luis Cipriani, expressando apreço pela louvável iniciativa deste ano.

Saúdo os cardeais e bispos que vieram à Lima para o encontro do CELAM por ocasião dos 50 anos de fundação deste organismo a serviço dos bispos das diversas conferências episcopais do continente latino-americano.

Queria expressar também minha proximidade e reconhecimento aos bispos peruanos que vieram hoje participar desta celebração eucarística, especialmente dou uma carinhosa saudação à toda a população da Arquidiocese de Lima com um especial pensamento aos sacerdotes, religiosos, religiosas, aos membros dos diferentes movimentos e confrarias.

Ao início deste ano que quer recordar a figura de Santo Toríbio que prodigalizou tantos dotes de mente, coração e todas suas energias a esta arquidiocese, uma das mais antigas e mais extensas naquele tempo da América Latina, queria lhes dizer que amem sua fé, queridos peruanos. Alimentem-na com a oração, os sacramentos e a escuta atenta da Palavra de Deus. Transmitam-na ao interior de suas famílias como o patrimônio mais precioso. Se um pai ou uma mãe deixam a seus filhos uma fé sólida, deixam-lhes o maior tesouro porque será a luz que iluminará seus passos na vida.

Queridos irmãos e irmãs da arquidiocese de Lima, testemunhem sua fé. Através dos séculos, através dos testemunhos foi construída a Igreja. Santo Toríbio foi testemunha que acendeu a fé nesta terra. A fé é um dom que não se vive só na intimidade, mas é testemunhada na vida de cada dia e assim a fé se transforma em uma luz esplendente que conduz à Cristo de maneira tal que difunde com sua vida os valores humanos e cristãos que fazem parte da identidade do povo peruano.