No marco da celebração da Missa de Romeiros no Real da Aldeia de El Rocio, o Bispo de Huelva, Dom. Ignácio Noguer, fez neste domingo um chamado aos milhares de assistentes a "lutar contra o laicismo pressionante sob o qual vive nossa sociedade".

Durante a Missa celebrada em Huelva, Dom. Noguer pediu aos fiéis que se rebelem contra uma situação "que para vê-la, basta observar como em certos meios de comunicação não se encontra valor cristão que não seja objeto de ridicularização".

Segundo o Bispo, a situação é semelhante a "que viviam os apóstolos reunidos no cenáculo, que estavam coibidos e com as portas fechadas por medo dos judeus", tal como se recordou na liturgia da palavra da solenidade de Pentecostes.

Devoção em El Rocio e laicismo

O Prelado aplicou esse "laicismo pressionante" à tradicional romaria que "corre o perigo de se desligar manifestação popular religiosa e reduzi-la a uma mera manifestação folclórica, um risco real no que estão empenhados não poucos interesses, que a reduziria a um espetáculo de atrativo turístico carente de religiosidade".

Neste sentido, o Bispo pediu "preservar a devoção de "rociera" de toda intenção manipuladora" a fim de manter sua essência, um pedido que fez extensivo a todos os "rocieros" da Espanha.

Centenas de milhares de devotos participaram neste domingo dos atos de celebração religiosa da romaria, cujo ponto central é a Missa de Romeiros. A Jornada culminou com a procissão da Virgem precedida do tradicional salto à grade.