Na hora de almoço do sábado, 4 de junho, e sem aviso prévio, o sacerdote chileno Francisco Rencoret Mujica, que sofre de sarcoma com metástase pulmonar (câncer), recebeu uma ligação telefônica do Papa Francisco.

O sacerdote de 35 anos, que estudava Direito Canônico na Universidade Gregoriana em Roma, voltou este ano a Santiago, no Chile, para tratar sua doença.

“Alô, Padre Arturo… Não é o Pe. Arturo, é o Santo Padre. Sim, é Sua Santidade, é o Papa!”, disse Maria Isabel, mãe do Pe. Rencoret, que pensava estar falando com um sacerdote espanhol que telefonava com frequência para saber do estado de saúde de seu filho.

Em seguida, seu pai, Gustavo, se somou ao diálogo. Emocionado, comentou que tinham a fotografia do Papa Francisco em casa.

O Pe. Rencoret explicou ao Grupo ACI que o motivo da ligação foi para “saber sobre a minha saúde, ele disse que rezava por mim e queria me dar muito apoio, ânimo e carinho da Igreja”. 

Entre outros temas, o sacerdote diocesano recordou ao Papa que no dia do encerramento do Sínodo da Família, celebrado em outubro de 2015 no Vaticano, entregou-lhe um retrato que fez dos pais do Pontífice.

Antes de finalizar a conversa, o sacerdote disse ao Santo Padre: “Ofereço algumas de minhas dores, dificuldades e penas pela sua vocação”. Afirmou ainda que estavam “em comunhão, pois efetivamente Deus é Misericordioso”.

“Foi uma ligação preciosa, uma surpresa, uma emoção”, qualificou.

O contato entre o Francisco e Pe. Rencoret aconteceu depois que a ex-embaixadora extraordinária e plenipotenciária do Chile ante a Santa Sé, Mónica Jiménez, pediu ao Papa que ligasse para o sacerdote.

O Pe. Rencoret mora em Santiago com seus pais e pede com fé ao Servo de Deus Papa João Paulo I pela sua “cura e salvação”. “É meu amigo desde pequeno. Meu pai tinha em seu criado-mudo o livro ‘Ilustríssimos Senhores’ e no Seminário eu li suas intervenções enquanto foi Papa. Vi o filme o ‘Sorriso de Deus’ e fui visitá-lo (onde está sepultado) quando fui a Roma”.

Pe. Francisco Rencoret Mujica é o quarto de cinco irmãos. Formou-se em Direito em 2005 e no mesmo ano entrou no Seminário Pontifício de Santiago.

Foi ordenado sacerdote no dia 13 de abril de 2013 e sempre esteve ligado ao colégio Verbo Divino, onde estudou.

Confira também: