O esperado Compêndio do Catecismo da Igreja Católica estará pronto para a Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Colônia.

Uma fonte da Santa Sé revelou à ACI Imprensa que o Compêndio, que sintetizará significativamente o Catecismo original, está na fase de revisão e se espera lançá-lo juntamente com a JMJ, a qual o Papa Bento XVI assistirá.

O Compêndio foi solicitado pelos bispos do mundo por ocasião do 10º Aniversário da publicação do Catecismo e a tarefa foi encomendada pelo Papa João Paulo II ao então Cardeal Joseph Ratzinger, em qualidade de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Agora, ele mesmo, como Sumo Pontífice, aprovará sua publicação.

A fonte informou à ACI Imprensa que o Compêndio será "mais uma síntese que uma simplificação", quer dizer que "a linguagem teológica utilizada no Catecismo da Igreja Católica será respeitada quase totalmente".

Entretanto, a fonte precisou que o Compêndio "equilibra esta continuidade da linguagem com a simplificação de alguns conceitos para que sejam mais acessíveis para o leitor".