Com o tema “Quero Viver! Você me ajuda?”, milhares de pessoas participaram da 9ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida contra o Aborto, na terça-feira, 7, em Brasília. Os presentes caminharam até o Congresso Nacional, onde reforçaram o pedido de aprovação do Estatuto do Nascituro (PL478/2007), que define direitos da criança ainda não nascida, assim como da gestante.

“Meus irmãos, agora estamos aqui, em frente ao Congresso Nacional, um pouco adiante, temos o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Nesses três lugares, nesses três poderes, a vida pode ser defendida ou ameaçada. Por isso, é importante que o povo manifeste a sua posição pela vida, como nós estamos fazendo hoje”, afirmou a Drª Lenise Garcia, presidente do Movimento Brasil Sem Aborto, promotor da Marcha.

Diante dos participantes, Drª Lenise sublinhou que no Brasil há “o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e, até, Estatuto do Torcedor, e não temos o Estatuto do Nascituro”, conforme informou o site da Arquidiocese de Brasília.

A Marcha também questionou o Projeto de Lei 882/2015 e a Sugestão Legislativa (SUG) 15/2014, que abordam a realização do aborto até a 12ª semana de gestação e que tramitam no Senado Federal.

A presidente do Movimento Brasil sem Aborto reforçou que, com a Marcha, os presentes se expressaram contra a aprovação dos “projetos de lei que assassinam a vida”.

“Querem que o SUS, que não tem condição de atender a mulher que tem um problema no útero, agora faça aborto. O povo brasileiro não quer isso. O nosso sistema de saúde é para defender a vida e não para ir contra ela. Temos que proteger as nossas crianças, nossos deficientes”, acrescentou.

A Marcha contou com apoio de diversas entidades civis e religiosas, como Comissão de Bioética, Promotores da Vida, Pastoral Familiar, Santos Inocentes, Equipe de Métodos Naturais, Associação Nacional de Cidadania pela Vida - ADIRA, Fórum Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) e Federação Espírita Brasileira (FEB).

Os participantes saíram às 14h30 das proximidades da Torre de TV, no Eixo Monumental, e seguiram até o Congresso carregando cartazes pró-vida, balões e entoando expressões como “vida sim, aborto não”.

Nem mesmo o sol forte desanimou os participantes, como contou ao site da Arquidiocese de Brasília o senhor Joaquim Medeiros.

“Sou cristão. E para nós, cristãos, o que há de mais importante nesse mundo é a vida humana. Por mais forte e desgastante que possa estar o sol desse horário, posso dizer que ele não me incomoda tanto quanto essa tentativa de implantação da cultura do aborto. Aborto nunca. Vida sempre!”, exclamou.

O Movimento Brasil sem Aborto informou que a próxima Marcha Nacional pela Vida está prevista para a primeira terça-feira de junho de 2017, em Brasília.

Confira também: