O Papa Francisco erigiu um Ordinariato para os fiéis católicos orientais residentes na Espanha a fim de melhorar sua atenção religiosa e pastoral e nomeou o Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro Sierra, como responsável e líder do mesmo. 

Esta decisão foi tomada pela Santa Sé ao considerar que a presença de católicos orientais se generalizou em toda a Espanha e pretende, deste modo, melhorar sua atenção religiosa e pastoral.

Segundo um comunicado emitido pela Conferência Episcopal Espanhola, a Nunciatura Apostólica na Espanha informou que esta decisão e esta nomeação feita pelo Papa Francisco estabelece o Ordinariato como uma jurisdição pessoal dependente da Santa Sé.

Além do governo pastoral da arquidiocese de Madri, Dom Osoro assume com esta nomeação uma missão pastoral de âmbito interdiocesano, pois se estende a todos os fiéis de rito oriental que residem na Espanha. Até agora, os católicos de rito oriental mantinham relação com a igreja local de onde residem, confiados ao bispo diocesano.

A Conferência Episcopal Espanhola conta com um departamento de atenção pastoral aos católicos orientais e na Assembleia Plenária de novembro de 2003 foi aprovado o documento “Orientações para a atenção pastoral aos católicos orientais na Espanha”.

Também existem ordinariatos de rito oriental no Brasil, na França, na Áustria, na Argentina e na Polônia, e sua sede costuma estabelecer-se na capital do país.

Confira também: