No âmbito das comemorações pelo centenário das aparições de Fátima e do Ano da Misericórdia, a Igreja em Portugal realiza neste fim de semana o IV Congresso Eucarístico Nacional, que será transmitido ao vivo pelo site do Santuário de Fátima. O Cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz, prefeito da Congregação da Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, será o delegado do Papa Francisco para o evento.

Com o tema “Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia”, o evento acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho, no santuário mariano de Portugal.

O Padre jesuíta Manuel Morujão, que coordenada o grupo promotor do CEN, explicou à Agência Ecclesia que o encontro pretende ser “uma ajuda”, através de celebrações e do aprofundamento de certos temas, para que “a Eucaristia tenha a devida importância na vida dos cristãos e especialmente de todos os agentes de pastoral, sejam sacerdotes ou leigos”.

“Não podemos ser cristãos não eucarísticos, pois isso seria uma contradição”, sublinhou o sacerdote ao site do episcopado português. De acordo com ele, “a celebração e comunhão eucarística devem levar-nos a uma identificação com o estilo de vida de Cristo, que viveu para amar e servir”.

O Papa Francisco designou o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que trabalha na Cúria Romana, como delegado pontifício para o Congresso. No segundo dia do evento, ele fará palestra sobre ‘A misericórdia na missão da Igreja’.

O reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, e o secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Padre Manuel Barbosa, também foram designados pelo Santo Padre como membros da Missão Pontifícia do Congresso Eucarístico Nacional.

Segundo o programa do CEN, os 750 participantes do evento assistirão à Missa da Peregrinação Nacional das Crianças, na sexta-feira, 10, presidida pelo Bispo de Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, na Esplanada do Santuário da Cova da Iria.

À tarde, o Cardeal-patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Manuel Clemente, e o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, iniciam o encontro.

Entre os conferencistas, está ainda o presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, Dom Piero Marini, que falará sobre “A Eucaristia, fonte de vida cristã”, na primeira conferência do encontro.

No segundo dia, além do Cardeal Braz de Aviz, falará a Postuladora para a Causa de Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta, Irmã Ângela Coelho, sobre o tema “A Eucaristia na Mensagem de Fátima”.

A sessão de encerramento do Congresso Eucarístico, no domingo, 12, contará com uma intervenção do reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, e a Missa presidida pelo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Braz de Aviz, no recinto de Oração do Santuário.

O Congresso é promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que, nesta edição, conta com o apoio do Santuário de Fátima e do Secretariado Nacional do Apostolado de Oração (AO) para a organização e execução. A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada pelo site: http://www.fatima.pt/pt.

Confira também: