Frei Francisco Sales Alencar Batista, O.Carm., foi nomeado nesta quarta-feira pelo Papa Francisco Bispo da Diocese de Cajazeiras (PB). Atualmente, ocupa a função de secretário geral da Ordem dos Carmelitas, em Roma.

Natural de Araripina (PE), Frei Francisco nasceu em 17 de abril de 1968. Aos 18 anos, ingressou na Ordem do Carmo e, em 1987, no noviciado Carmelita em Camocim de São Félix (PE). Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Carmelitas em 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995.

Frei Francisco cursou Filosofia nos Institutos Vicentino, em Curitiba (PR), e Salesiano, em Recife (PE), e Teologia no The Milltown of Theology and Philosophy, em Dublin (Irlanda). É licenciado em Teologia Espiritual pelo Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, de Roma.

Na Província Carmelitana Pernambucana, atuou como reitor da Basílica do Carmo; administrador da paróquia Nossa Senhora da Piedade; formador do Juniorato; secretário e conselheiro provincial; além de prior provincial.

Em 2011, assumiu o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, em Roma. Desde 2014, é secretário geral da Ordem do Carmo, preside a Comissão Internacional para a Liturgia e Oração e é membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.