O Papa Francisco falou acerca da oração e dos dons que cada cristão recebe e devem ser colocados ao serviço de outros e não os guardar para si mesmo.

“Quantas obras se convertem em escuras por falta de luz, por falta de oração. O que mantém, o que dá vida à luz cristã, o que ilumina é a oração”, disse.

O Santo Padre recordou que o cristão é chamado a ser luz e sal para os demais, mas, “qual é a pilha para que o cristão ilumine? Simplesmente a oração”, indicou. “Você pode fazer tantas coisas, tantas obras, inclusive obras de misericórdia, pode fazer tantas coisas grandes para a Igreja – uma universidade católica, um colégio, um hospital... – podem até fazer a você um monumento como benfeitor da Igreja. Mas se não rezar, será um pouco obscuro”.

Trata-se, portanto, da “oração de adoração ao Pai, de louvor à Trindade, a oração de agradecimento, pode ser também a oração para pedir coisas ao Senhor, mas a oração do coração é o óleo, a pilha que dá vida à luz”.

A respeito do sal, o Pontífice explicou que “este se torna sal quando se doa. E esta é outra atitude do cristão: doar-se, dar sabor à vida dos outros, dar sabor com a mensagem do Evangelho”.

É “doar-se, não preservar a si mesmo. O sal não é para o cristão, é para doar. O cristão recebe para doá-lo, mas não para si mesmo”. Enfim, “a luz e o sal, são para os outros. A luz não ilumina a si mesma; o sal não dá sabor por si só”.

Estes dons “não acabam nunca” porque são “uma coisa que é dada como dom e continua a ser doada se continuarmos a dá-la, iluminando e dando”.

Em seguida, o Papa convidou: “Ilumina com a sua luz, mas defenda-se da tentação de iluminar a você mesmo. Isto é uma coisa feia, é um pouco como a espiritualidade do espelho: ilumino a mim mesmo. Defenda-se da tentação. Seja luz para iluminar, seja sal para dar sabor e conservar”.

“Que o Senhor nos ajude nisso, a cuidar sempre da luz, a não escondê-la, mas colocá-la em prática”. E o sal, “dar o justo, o necessário, mas doá-lo”. “Estas são as boas obras do cristão”, assegurou.

Evangelho comentado pelo Papa:

Mateus 5,13-16

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

Confira também: