O Papa Bento XVI pediu aos bispos da América Latina defender o matrimônio e a família cristã frente às "ideologias e costumes" que minam seu fundamento, assim como impulsionar a promoção das vocações sacerdotais. Este foi o centro de sua mensagem pelos 50 anos do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

O texto foi lido pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da Pontifica Comissão para a América Latina, a mais de cem bispos de todo o continente e cerca de mil convidados reunidos em Lima durante um ato acadêmico pelo aniversário.

Em sua saudação, o Papa recomendou "à reflexão do CELAM, o cuidado da pastoral da família asediada em nossos tempos por graves desafios representados pelas diversas ideologias e costumes que minam os fundamentos mesmos do matrimônio e da família cristã".

"É preciso pôr um acento especial na catequese familiar e na promoção de uma positiva e correta visão do matrimônio e da moral conjugal. Contribuindo desta forma à formação de famílias genuinamente cristãs que brilhem pela vivência dos valores do Evangelho. A família cristã, verdadeira igreja doméstica, será também foco de abundantes e santas vocações", indicou o Pontífice.

Pelas vocações

Em sua mensagem, o Papa Bento XVI pediu ao CELAM dar "um particular apoio à promoção das vocações para que sejam numerosas e santas".

"Olhando ao futuro, o CELAM deverá seguir oferecendo sua importante contribuição e decidido apoio neste campo para ensinar a descobrir os sinais do chamado e acompanhar na resposta", indicou.

O Santo Padre, recordou a história deste organismo, instituído pelo Papa Pio XII na Conferência Geral dos Bispos Latino-americanos reunidos no Rio de Janeiro "com o objetivo de apoiar o trabalho pastoral dos bispos e ao mesmo tempo dar respostas a alguns dos graves problemas da Igreja na América Latina".

"No meio século de existência o CELAM ofereceu seu serviço aos epicopados dos países da América Latina ajudando a confrontar em harmonia de esforços e com espírito eclesiástico os desafios do subcontinente latino-americano e empenhando-se dentro da comunhão episcopal a dar vigor ao que no curso dos anos se chamou a nova evangelização", afirmou.

Também indicou que "em seu objetivo de promover a colaboração entre os bispos e estes de com a Santa Sé e de fazer crescer deste modo o afeto colegial, o CELAM procurará aumentart o espírito de comunhão, de caridade mútua na vida interna da Igreja".

O Papa pediu que "no mesmo exercício da pastoral deve resplandecer esta unidade na caridade entre os pastores, entre estes e as pessoas consagradas na vida religiosa e entre as mesmas pessoas que vivem sua consagração dentro do carisma próprio de sua comunidade. Em tudo isso, tendo presente o modelo de nosso Salvador que veio ao mundo não a ser servido mas sim a servir".