O Arcebispo Leonardo Sandri, meembro da cúria vaticana e administrador da casa pontifícia, encomendou ao novo Bispo de Ibiza, Dom Vicente Juan Segura, a missão de  “fazer ouvir a voz de Cristo”  nesta terra, levando em conta principalmente àquelas pessoas que vivem “sem ideais nem coração”.

Em sua homilia, Dom Sandri assegurou que nos últimos anos, por causa do turismo, Ibiza passou de  “uma diocese rural a outra onde ocorrem todos os problemas de uma cidade cosmopolita”.

Esta transformação faz com que  “cada vez mais se apague a tradição da ilha, afetando a moral e os costumes do povo local”. Por isso, o Arcebispo pediu ao novo Prelado que “leve em conta os que vêm de longe e não crêem em Cristo ou que o abandonaram: Deve ter as portas abertas para todos os que buscam o caminho da verdade da vida”.

Não obstante, o Arcebispo indicou que o recém ordenado Bispo de  Ibiza tem como missão “ensinar, santificar e governar este povo. Seja sempre muito irmão, trabalhador incansável, caridoso na admoestações e justo”. Também o instou  a uma vivência ardorosa da caridade e a ter “uma relação aberta e dialogante (...), convencendo mais do que  impondo”.

Por sua vez, Dom Juan pediu que “ninguém se sinta excluído” e explicou que se pode dialogar com “todo aquele contrário ou indiferente à fé católica”.

O novo Prelado reconheceu que a falta de vocações é um dos principais problemas da igreja atual e pediu aos fiéis que rezem para que  “tenham novas entradas na fé católica. Esperamos que nos mandem mais operários” ao mesmo tempo em que lembrava que dos sacerdotes depende o presente e o futuro da Igreja”.

O novo Bispo também lembrou com afeto o falecido Papa João Paulo II, de quem aprendeu “o que é a entrega sem reservas” e agradeceu a presença dos fiéis e do Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, o Arcebispo emérito de Barcelona, Dom Ricard Maria Carles, e os Arcebispos Piero Marini e Stanislaw Dziwisz, membros da cúria vaticana.