O Bispo de Mao-Monte Cristi, Dom. Jeronimo Abreu Herrera, denunciou uma repatriação em massa de haitianos depois de que no fim de semana passada fossem assassinados um comerciante e sua esposa, supostamente à mãos de pessoas desta nacionalidade.

Em declarações à imprensa, o Prelado indicou que as autoridades militares e de migração não souberam explicar o motivo pelo qual estão expulsando os haitianos. Acrescentou que não se pode usar como desculpa o crime do fim de semana passado, nem dizer "que aqui há muitos haitianos", porque "há muitos mais em outras regiões do país".

"Só nesta região estão sendo perseguidos indiscriminadamente os haitianos e sendo deportados para sua nação, o qual é digno de se investigar", assinalou.

Dom. Abreu recordou que os habitantes da Linha Noroeste convivem pacificamente com os haitianos, por isso não há motivos "para fazer uma repatriação da forma que se fez".

Por outro lado, advertiu que esta deportação em massa afetará negativamente a economia dominicana, especialmente a indústria da bananeira, cujas exportações cairão pela falta de mão de obra haitiana.