Na missa de vigília de Pentecostes celebrada na catedral da Almudena, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, lamentou que a Espanha e Madri estejam "caindo na tentação de uma nova Babel por querer edificar a existência pessoal e a sociedade sem Deus, começando pelo matrimônio e a família".

O ex-presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) fez este balanço diante dos fiéis assistentes ao encerramento da assembléia do terceiro sínodo diocesano da Espanha. O Cardeal recordou que na etapa preparatória do sínodo já eram "plenamente conscientes da situação de crise de fé que afeta a amplos setores da sociedade".

"Não são poucos os que a perderam totalmente, muitos são os que vivem em contradição com o que ela implica, e inclusive afastados de toda prática religiosa, e não faltam aqueles aos que não chegou nunca a notícia de Deus nem a de Jesus Cristo", argumentou o Cardeal.

"Movemo-nos em um quadro de morte de enormes proporções", já que às vítimas das guerras e "o terrorismo desalmado" terá que acrescentar "a eliminação maciça dos mais inocentes, os não nascidos", acrescentou.