O Papa Francisco confessou que nunca pensou em renunciar ao papado nestes mais de três anos que está à frente da Igreja.

Esta é uma das coisas que revelou no domingo em um novo encontro da fundação Scholas Occurrentes, do qual participaram vários convidados de diversos países, entre eles os atores de Hollywood Salma Hayek, George Clooney e Richard Gere. “Entre a universidade e a escola, um muro ou uma ponte” foi o título escolhido para a reunião que aconteceu entre os dias 27 e 29 deste mês.

O Pontífice respondeu às perguntas de Youtubers (jovens que têm um canal na rede social Youtube e oferecem vídeos com conselhos de saúde, beleza ou mostram sua arte) de diferentes partes do mundo.

Um deles perguntou se alguma vez pensou em deixar de ser Papa. “Nem imaginava que me escolheriam como Papa”, disse sobre sua eleição.

“Foi uma surpresa para mim... Mas a partir daquele momento Deus me deu uma paz que dura até hoje. E isso me leva para a frente. Esta é a graça que recebi. Por outro lado, pela minha natureza, sou inconsciente e, portanto, vou em frente”, disse rindo.

Entre os diferentes Youtubers que perguntaram ao Papa, estava o brasileiro Rafael Procopio, nascido em uma favela de Rio do Janeiro e hoje professor de matemática pelo Youtube, com 330.000 assinantes do seu canal.

Estava presente também Karen, do trio de irmãos mexicanos conhecidos como os Polinésios, com mais de 11 milhões de assinantes no Youtube.

Por sua parte, Dulce Candy – assim se chama na rede social de vídeos – tem 2,4 milhões de assinantes. Vive nos Estados Unidos, mas nasceu no México e serviu no exército no Iraque como motorista de veículos e mecânica e em seus vídeos ensina truques de beleza, mas fala em favor dos que como ela e sua família foram rumo ao norte em busca do ‘sonho americano’.

Também participou o argentino Lucas Castel, com 1,9 milhões de seguidores e um dos comediantes mais populares de seu país graças a alguns vídeos nos quais ajuda a superar a timidez e melhorar a autoestima.

Além disso estiveram presentes uma jovem muçulmana síria que vive em Dubai, chamada Hayla, que foi nomeada “embaixatriz da mudança” pela ONU, e um americano, Matthew Perry, com canais muito populares dedicados a vídeo games e temas como política e cultura.

A Itália foi representada por Greta Menchi, conhecida no país por seus vídeos com paródias, comentários e música. A Austrália e a África por Jamie e Nikki, um casal que acaba de ter seu primeiro filho e busca gerar consciência sobre assuntos humanitários.

Confira também: