O padre italiano Jósé Carollo, pároco da Igreja Jesus Ressuscitado do sul de Quito e promotor de centenas de obra sociais no Equador, partiu para a Casa do Pai na sexta-feira, à idade de 74 anos, logo depois de uma longa agonia, produto de um câncer terminal.

Nascido na Itália em 1931, o Padre Carollo se considerou sempre equatoriano. Aos 18 anos chegou a Concha e em 1952 viajou a Quito. Nos anos 60 dirigiu a construção da Paróquia El Girón.

O sacerdote salesiano criou o Banco da Providência para ajudar às famílias mais pobres e depois fundou o centro médico o Teto, onde reuniu a médicos e outros voluntários de recursos econômicos.

Em 1976, o religioso se mudou para a cidadela Quito Sul, onde levantou uma Igreja, da que chegou a ser pároco. Logo instalou um consultório jurídico, um centro médico e uma creche na zona. Além disso iniciou a construção de outro hospital para os pobres do sul de Quito, em Chillogallo, que será inaugurado em breve.

O Padre Carollo deu tudo pelos necessitados e deixou como pertences um colchão, um armário, roupa e livros. Seus restos descansarão em sua Paróquia, à direita do altar, sob o quadro de María Auxiliadora, de quem foi grande devoto.