O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, indicou  que os países precisam de  “mais pontes” para relacionar-se melhor  e não muros que dividam, referindo-se à decisão do Governo dos Estados Unidos de por uma muralha em sua fronteira com México para impedir a passagem de imigrantes ilegais.

“Quando o mundo está se abrindo, quando os negócios e as comunicações se globalizam, é ridículo que comecem a por barreiras”, expressou o Purpurado em declarações à imprensa.

O semanário "Desde la Fe", publicação da Arquidiocese do México, indicou também que frente ao problema da inmigração ilegal, as autoridades norte-americanas recorrem apenas a  “soluções simplistas” que ao final violam os direitos humanos de milhares de migrantes que cruzam a fronteira buscando melhores condições de vida para eles e suas  famílias.

“A reação desesperada de alguns governantes e cidadãos do país vizinho estão levando-os aos  confronto pessoal que pode  derivar em violência criminal”, advertiu em seu editorial.

O texto lembrou que no fundo existe uma necessidade econômica muito grande e que a responsabilidade é das autoridades e legisladores mexicanos, que devem criar as  oportunidades necessárias para que os cidadãos não se sintam forçados a abandonar o país buscando superar a pobreza.